top of page

Quanto vale meu imóvel?

  • Alex Santos
  • 29 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

Todos nós sabemos que exige esforço, determinação e abnegação para adquirir um imóvel. Seja economizando para comprar a vista ou apertando o orçamento para pagar o financiamento, a jornada nem sempre é fácil. Mas, depois de ter adquirido, uma coisa é certa: Você tem um bem de valor em suas mãos. E, esteja certo de que, mais cedo ou mais tarde, vai chegar a hora de vender este imóvel para adquirir um maior ou de outro tipo. E agora? Quanto vale seu imóvel?

Todo o proprietário de imóvel sabe o quanto de suor e lágrimas ele colocou no seu imóvel e, muitas vezes, tem a tendência de supervalorizar o seu bem. O contrário também é verdade. Talvez você pode ter recebido um bem de herança, não faz idéia do quanto ele vale e acaba oferecendo o imóvel a preço de banana.

O fato é que existe um método de avaliação que é certeiro, e fará com que você faça uma neogicação justa, sem ficar com o imóvel por anos no mercado para ser vendido, e nem vender por um preço bem abaixo do que ele vale.

Quem dita o preço é O MERCADO.

É isso mesmo. Não adianta colocar sentimento no meio lembrando de todas as concessões que você fez para adquirir este imóvel há 25 anos atrás "... ah, eu vendi o meu único carro e andei de bicicleta por 3 anos para comprar esse terreno..." ou "meu filho nasceu quando morávamos nesta casa" ou ainda "mas está perto de tudo, minha família, parentes...". Vamos ser sinceros? Estes fatos só tem valor para você.

Quando você for definir quanto vale o seu imóvel, o que vai dizer quanto ele vale é o mercado, ou seja, o valor que os imóveis na redondeza estão sendo ofertados. Isso definirá a base para iniciar a avaliação. Por exemplo, se você mora próximo a um terminal rodoviário urbano, dificilmente você será o unico a querer vender seu imóvel. Haverão outros proprietários, vizinhos ao seu imóvel, que talvez também estejam ofertando a venda, e também estão próximos ao terminal rodoviário urbano.

Este método de avaliação é conhecido como PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica). Para elaborar um PTAM, o perito avaliador colherá o maior número de amostras possíveis do mercado, coincidindo o tipo de construção, localização, posição solar, andar (se for apartamento) e infra-estrutura disponível. Após colhidas as amostras, são feitas três tipos de média: Média Aritmética, Média Homogeneizada e Média Ponderada. Estes cálculos são executados para eliminar amostras que estão com o preço muito acima, ou muito abaixo da maioria dos imóveis do mercado.

Depois disso, o perito avaliador utilizará dos parâmetros estabelecidos pela ABNT para arredondamento e chegar no valor do imóvel.

A avaliação do mercado é importante por que, o metro quadrado praticado no Bairro Atiradores, é diferente do aplicado no Jardim Sofia, em Joinville, por exemplo. Ou ainda, um apartamento de dois dormitórios e 50,00 m² em Joinville não tem o mesmo preço de um imóvel idêntico em Balneário Camboriú. Aposto que estes dois exemplos já fizeram você entender que é justo fazer este tipo de avaliação utilizando os valores do mercado.

O que valoriza um imóvel?

Se um imóvel está localizado em um local estratégico próximo de várias conveniências tais como escolas, mercados, padarias, posto de saúde, ele terá uma comercialização mais favorável, possibilitanto ter uma melhor valorização. Mas como as amostras serão colhidas na mesma vizinhança, não é coerente aumentar um percentual no valor do imóvel por causa disso.

Porém, se o seu imóvel está averbado, já é outra história. Um imóvel averbado tem uma possibilidade de comercialização maior, por poder utilizar recursos de um financiamento. Aí entra a Lei da Oferta e da Procura. A quantidade de compradores dispostos a adquirir seu imóvel será maior e por isso, seu imóvel será mais valorizado.

Quando o imóvel possui um acabamento diferenciado com materiais superiores e execução de qualidade, também é possivel aplicar um percentual de valorização, desde que ele tenha um acabamento acima da média das amostras coletadas.

Já um imóvel mobiliado, é bastante relativo. Muitas vezes uma pessoa investe uma certa quantia decorando o ambiente com vários detalhes, imaginando que isso irá agregar valor ao imóvel.

Provavelmente, uma cozinha sob medida bem executada, banheiros com armários de apoio e talvez armários no quarto, podem ser o diferencial que faltava para o comprador bater o martelo. Mas, de modo geral, cada comprador terá o seu gosto, e é bem provável que todo o trabalho que você teve em decorar o ambiente seja desperdiçado, pois o novo comprador vai tirar tudo e fazer do gosto dele.

Para concluir, não deixe de solicitar uma avaliação de um profissional. Se tiver dúvidas, peça para dois ou três peritos diferentes avaliarem seu imóvel. Caso houver diferença de valores, faça uma média. Mas, geralmente, os valores serão bastante parecidos.

E aqui também serve a antiga Regra Áurea: "Faça pelos outros o que você gostaria que fizessem por você."

Quando você vender seu imóvel, vai querer comprar o seu novo imóvel também. E aí, vai querer pagar pelos sentimentos e memórias que o atal proprietário tem por este imóvel?

Me coloco a disposição para lhe ajudar caso desejar avaliar seu imóvel. Sou perito avaliador de imóveis formado pelo CONPEJ (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Republica Federativa do Brasil) e tenho todas as ferramentas necessárias para informar o valor justo de seu imóvel.

Além disso, querendo anunciar seu imóvel, utilizo todas as ferramentes de divulgação disponíveis hoje, possibilitando que a oferta de seu imóvel apareça no mercado.

Agradeço por ter lido até aqui.

Até a próxima.


 
 
 

Comentários


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page