top of page

Vale a pena comprar um imóvel na planta?

  • Alex Santos
  • 1 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Depois das notícias ouvidas nos últimos anos tratando de construtoras que venderam imóveis que jamais tiveram a intenção de entregar, cresceu a desconfiança dos compradores em imóveis na planta, assim como cresceu a procura por imóveis prontos ou quase prontos. As vezes só de imaginar a ideia de dar todas as suas economias para pagar a entrada do imóvel e no final perceber que foi enganado chega a dar arrepios de medo.

Mas, a verdade é que existem construtoras muito bem estruturadas que oferecem todas as vantagens de se comprar um imóvel em construção, sem precisar se estressar tanto com o medo do calote. Abaixo, vou listar algumas das principais vantagens de comprar um imóvel na planta:

  1. VALOR DO IMÓVEL – Visto que o bem adquirido ainda é uma promessa, querendo ou não, existe um risco ao comprar um imóvel em seu lançamento. Este risco afeta o preço do imóvel, fazendo com que ele tenha um valor bem mais atrativo se comparado a um imóvel pronto da mesma categoria.

  2. CONDIÇÃO DE PAGAMENTO – É muito difícil surgir uma situação em que você consiga adquirir um imóvel sem dar nada de entrada. Via de regra, as construtoras exigem um valor equivalente a 20% ou 30% do valor do imóvel, que deve ser pago durante a construção com sinal e parcelas corrigidas. Isso se deve ao fato de que os bancos, de modo geral, só financiam 70% ou 80% do valor do bem. Sendo assim, a lógica é simples: “Quanto mais longo for o prazo de entrega, melhor o prazo que eu vou ter para pagar essa entrada”.

  3. PLANEJAMENTO – Como você tem 12, 24, 30 ou mais meses para receber o seu imóvel, você vai ter todo esse tempo para pesquisar, elaborar e orçar todo o projeto de decoração e mobília de seu imóvel. Mesmo com a desaceleração do mercado, quando você escolhe uma marcenaria de qualidade, ainda é necessário entrar na lista de espera para ter seu projeto de móveis sob medida feito. Sendo assim, como você tem tempo, não preciso me submeter a preços astronômicos só por que tem pressa na entrega.

  4. ADEQUAÇÃO DO PROJETO – Nem sempre o projeto dos nossos sonhos é materializado em todos os detalhes no imóvel que estamos adquirindo. Às vezes são necessárias adequações. Como o imóvel ainda nem começou a fundação, é lógico que será bem mais fácil e menos dispendioso remover aquela parede, trocar o tipo de revestimento ou colocar aquele backsplash em pastilha de vidro cheia de estilo que você viu na revista de decoração. Uma reforma em um apartamento pronto sempre causa mais transtorno e mais dinheiro saindo do seu bolso.

  5. VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL – No primeiro ponto que consideramos falei do risco que está implícito no valor do imóvel na planta, lembra? Pois bem, quanto mais a obra evolui e mais próxima fica a entrega, o risco vai diminuindo progressivamente. Diminuindo o risco, aumenta o valor do imóvel. Além deste fator, existe ainda a demanda e a procura do imóvel. Quanto menos unidades disponíveis, maior será o reajuste de preço na tabela da construtora. No final das contas, em alguns casos, seu imóvel pode valorizar 20%, 30% ou até 50% sobre o valor inicial da compra.

  6. LIQUIDEZ – É claro que podem surgir imprevistos no meio do caminho e, talvez você não consiga mais ir até o final do processo e financiar o imóvel. Vender um imóvel na planta não é difícil, e quanto mais tempo você ficar com ele mais você ganha com a sua valorização. Só fica aqui uma nota de cautela: Fique atento as cláusulas contratuais sobre os procedimentos de transferência de titularidade. De modo geral, a construtora cobrará uma taxa administrativa para passar para outro comprador, mas, o contrato também pode ventar este procedimento.

É claro que também existem as vantagens de se adquirir um imóvel que já está pronto. Você não passa por toda a ansiedade da espera, você já vê como é o imóvel sem precisar imaginar com imagens ou perspectivas e não precisa ficar preocupado se vai conseguir financiar o imóvel ou não por que a resposta é quase que imediata. Mas, mesmo assim, as vantagens dos imóveis na planta na maioria das vezes se sobressaem.

Dê uma olhada no meu site e veja as opções que estou trabalhando. Estou certo que poderei lhe mostrar o imóvel que vai se encaixar perfeitamente a sua necessidade.

No próximo post, vou falar sobre que documentação está envolvida na aquisição de um imóvel e quais as formas de aquisição.

Obrigado pela visita e deixe a sua opinião mandando uma mensagem.

Até mais.

 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page